Mesopotâmia
As muralhas eram construídas envolta da cidade com o objetivo de defende-la; Tinham armazéns com manuscritos em argila mais as provisões. Para o abastecimento de água na cidade e para o plantio, eram construídos canais e fossos. Havia a construção de templos para adoração aos deuses. As Casas, templos, muralhas e os demais edifícios eram construídos de tijolos de argila e palha cozidos no sol e assentados formando paredes depois, era posta a argila cobrindo-as.
As cidades sumérias no c.3000 a.C. eram imensas. A cidade de Ur por exemplo, possuía cem hectares como medida. Ao seu redor, foi construído uma muralha para a proteção e nessa cidade havia campos de cultivos e pomares graças a irrigação de água. Os templos eram maiores e mais elevados que as casas. E nesses templos, compreendiam as lojas e oficinas. Esses templos eram chamados de Zigurate que era pirâmides em formato de degrau e para acessar o seu topo, havia uma escada cerimonial.
Os lotes na cidade era dividido entre os cidadãos de forma individual e os campos de plantação era coletivo devidos as vontades divinas.
Nessas cidades-Estados haviam muitos conflitos entre eles próprios para dividir as planícies e isso implicava no atraso econômico. O primeiro fundador de uma cidade que era estável foi Sargan e sua cidade Acádia. Outros reis tentaram replicar os atos de Sargan mas em consequência disso foram: o palácio teve a maior importância que o templo; fundação de novas cidades residenciais ; cidades virando capitais imperiais voltadas as questões políticas e comerciais. Exemplos dessas cidades foram a Babilônia e os Assírios.
Arte Mesopotâmica
A Mesopotâmia se situa entre o rio Eufrates e Tigre onde hoje está localizado o Iraque e o Mediterrâneo. Esse lugar era ocupado pelos sumérios que constituiu uma cidade próspera liderada por um rei e o povo de lá, vivia em um sistema Teocrático.
Os sumérios na arte, presavam muito a precisão e a simetria. Em alguns objetos encontrados nas escavações, foram encontrados animais desenhados que eram referentes a mitologia mais antigas desse povo.
Para celebrar as vitórias, o rei encomendava como mandava os costumes, monumentos que que contavam as histórias de como os mesopotâmios venceram a guerra e pegaram os despojos. Os monumentos transformam-se em crônicas que ilustram as vitórias do rei.
Esses monumentos mesopotâmios são pouco diferentes das do Egito para narrar a crônica, pois possuem menos ordenação e rigidez.
Nas antigas crenças, acreditavam que a força do inimigo era minada através da imagem do rei colocando os pés no pescoço ou outra, em que o rei pudesse causar pavor aos inimigos.
Comentários
Postar um comentário