A Babilônia é considerada a capital de Hamurabi e era uma cidade planejada a 2000 a.C. Seu formato é retangular e no meio, é banhado pelo rio Eufrates.
Fontes: Benevolo. Leonardo, História da Cidade, 7ed. São Paulo: Perspectiva, 2019 (p.40)
Nesta cidade, havia dois tipos de muralhas que eram envoltas pelos quatrocentos hectares e a outra que envolvia a cidade inteira e não só, guardava toda a cidade como também, os castelos e os templos. Como dá para notar na figura acima que as ruas são inteiramente retas e a cidade geométrica.
Na cidade, tinham recinto externos que eram abertos a todo o povo da Babilônia e internos que eram apenas para reis e sacerdotes. O palácio e os templos possuíam pátios internos e eram muradas com muralhas.
O portão que mantem-se até hoje preservado, é o portão de Ishtahar. No topo, possui ameias em formato de Zigurate e ele é todo revestido de tijolos azuis, amarelos e brancos no qual formam-se desenhos de animais. A maioria das construções eram feitas de tijolos secos ao sol. Havia pouca utilização e madeiras e pedras devido a sua escassez na região.
Bibliografia
Benevolo. Leonardo, História da Cidade, 7ed. São Paulo: Perspectiva, 2019
Glancey. Jonanthan, História da Arquitetura, 1ed. São Paulo: Edições Loyola 2001
Comentários
Postar um comentário